top of page

\\ quem somos

Imagem do WhatsApp de 2025-02-10 à(s) 22.13_edited.jpg

pesquisadora responsável

Esp. Sarah R. Sukerman Sanches​​

Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.

Lésbica, poeta e jornalista. ​Especialista em Gênero, Raça/Etnia e Sexualidades (UNEB) e bacharela em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo (UFRB), tendo produzido como TCC o livro-reportagem "Mulheres que amam mulheres: narrativas lésbicas no interior da Bahia" (2018), onde entrevistou lésbicas dos 18 aos 68 anos, reunindo narrativas de diferentes gerações. Hoje, está Mestranda em Estudos Feministas (PPGNEIM/UFBA), e investiga o envelhecimento de mulheres lésbicas, as suas memórias e modos de vida.

redes sociais:

  • LinkedIn
  • Instagram
  • Medium
detalhe1.png

Conheça a equipe responsável pela pesquisa Envelhecer sendo lésbica, formada por pesquisadora, orientadoras e instituições que apoiam esta iniciativa.

\\ orientam esta pesquisa:

0426a295-414c-4a79-8595-e543ce8ce4f3.jpg

Profª. Drª. Alda Britto da Motta

Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil. 

Orientadora

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (1967) , Mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (1977) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (1999) .

 

Atualmente é Professora e Pesquisadora da Universidade Federal da Bahia. Tem experiência na área de Sociologia. Atuando principalmente nos seguintes temas: Idosos, Gênero e Educação continuada. Trabalhou como Professora Visitante na Brown University em 1990 e na University of Cambridge em 1995. De 2002 até agora, atua na Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal da Bahia e no Núcleo de Estudos Interdisciplinares da Mulher (NEIM), atuando, também, a partir de 2006 no Programa de Mestrado/Doutorado de Estudos Interdisciplinares Mulher, Gênero e Feminismo (PPGNEIM).

detalhe1.png
detalhe1.png
servletrecuperafoto.png

Profª. Drª. Zuleide Paiva da Silva

Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.

Coorientadora

Professora Adjunta da Universidade do Estado da Bahia, professora permanente do Mestrado Profissional em Educação e Diversidade (MPED). Possui formação interdisciplinar, com Doutorado Multi-Institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento (UFBA, IFBA,UNEB, UEFS, SENAI-CIMATEC, LNCC), Mestrado acadêmico em Estudos Interdisciplinares Sobre Mulheres, Gênero e Feminismo (UFBA) e Mestrado profissional em Gestão Integrada das Organizações (UNEB, UNIBAHIA).

 

É pesquisadora do Grupo de Pesquisa FEL - Formação, Experiência e Linguagens (UNEB). Desenvolve ensino, pesquisa e extensão no campo dos estudos feministas com foco na interseccionalidade de gênero, raça, sexualidade, primando pelo diálogo e parceria com os movimentos sociais no processo de produção e difusão do conhecimento. Desde 2010 é ativista da LBL -Liga Brasileira de Lésbica.

\\ profissional voluntária

deyse1.png

Ma. Deyse Carla Souza Santos Andrade 

Psicóloga Clínica

Psicóloga formada pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), é Mestra em Cultura e Sociedades (PÓSCULT/UFBA),  com pesquisa sobre a produção de discursos no artivismo de mulheres a partir da intersecção de raça, gênero e sexualidade; especialista em Psicoterapia Cognitivo-Comportamental (Grupo Cognitivo) e em Gênero e Sexualidade na Educação (UFBA). Integrante do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Culturas, Gêneros e Sexualidades (NuCuS). Atua na psicologia clínica, a partir da Terapia Cognitivo-Comportamental.

Contribui com o projeto a partir da disponibilidade para a escuta clínica das participantes. 

detalhe1.png

\\ apoio financeiro e técnico-científico

Esta pesquisa foi aprovada no 4º Edital Acadêmico de Pesquisa - Envelhecer com Futuro e recebe o apoio financeiro e técnico-científico do Itaú Viver Mais e do Portal do Envelhecimento e Longeviver.

logo_ivm2.png

Itaú Viver Mais

Associação sem fins lucrativos dedicada a promover os direitos e a qualidade de vida da população com mais de 50 anos. Por meio de iniciativas que envolvem o poder público, a sociedade civil e a iniciativa privada, a fundação atua na ampliação do acesso a direitos e na construção de políticas públicas voltadas ao envelhecimento digno e ativo.

Site: https://www.itauvivermais.com.br/

logo-vetorizado-longeviver-melhor.png

Portal do Envelhecimento e Longeviver

Plataforma independente de divulgação científica e educativa voltada à temática do envelhecimento humano. Dedica-se à produção, curadoria e disseminação de conteúdos acadêmicos, jornalísticos e culturais que contribuem para a valorização da longevidade e para a promoção de uma cultura do envelhecer pautada pela justiça social e equidade. 

Site: https://portaldoenvelhecimento.com.br/

39.png

Se você é uma mulher 60+ que se relaciona com outras mulheres:

participe da pesquisa!
36.png
bottom of page