\\ quem somos
%2022_13_edited.jpg)
pesquisadora responsável
Esp. Sarah R. Sukerman Sanches
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Lésbica, poeta e jornalista. Especialista em Gênero, Raça/Etnia e Sexualidades (UNEB) e bacharela em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo (UFRB), tendo produzido como TCC o livro-reportagem "Mulheres que amam mulheres: narrativas lésbicas no interior da Bahia" (2018), onde entrevistou lésbicas dos 18 aos 68 anos, reunindo narrativas de diferentes gerações. Hoje, está Mestranda em Estudos Feministas (PPGNEIM/UFBA), e investiga o envelhecimento de mulheres lésbicas, as suas memórias e modos de vida.
redes sociais:

Conheça a equipe responsável pela pesquisa Envelhecer sendo lésbica, formada por pesquisadora, orientadoras e instituições que apoiam esta iniciativa.
\\ orientam esta pesquisa:

Profª. Drª. Alda Britto da Motta
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Orientadora
Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (1967) , Mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (1977) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (1999) .
Atualmente é Professora e Pesquisadora da Universidade Federal da Bahia. Tem experiência na área de Sociologia. Atuando principalmente nos seguintes temas: Idosos, Gênero e Educação continuada. Trabalhou como Professora Visitante na Brown University em 1990 e na University of Cambridge em 1995. De 2002 até agora, atua na Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal da Bahia e no Núcleo de Estudos Interdisciplinares da Mulher (NEIM), atuando, também, a partir de 2006 no Programa de Mestrado/Doutorado de Estudos Interdisciplinares Mulher, Gênero e Feminismo (PPGNEIM).

contato:


contato:
Profª. Drª. Zuleide Paiva da Silva
Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
Coorientadora
Professora Adjunta da Universidade do Estado da Bahia, professora permanente do Mestrado Profissional em Educação e Diversidade (MPED). Possui formação interdisciplinar, com Doutorado Multi-Institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento (UFBA, IFBA,UNEB, UEFS, SENAI-CIMATEC, LNCC), Mestrado acadêmico em Estudos Interdisciplinares Sobre Mulheres, Gênero e Feminismo (UFBA) e Mestrado profissional em Gestão Integrada das Organizações (UNEB, UNIBAHIA).
É pesquisadora do Grupo de Pesquisa FEL - Formação, Experiência e Linguagens (UNEB). Desenvolve ensino, pesquisa e extensão no campo dos estudos feministas com foco na interseccionalidade de gênero, raça, sexualidade, primando pelo diálogo e parceria com os movimentos sociais no processo de produção e difusão do conhecimento. Desde 2010 é ativista da LBL -Liga Brasileira de Lésbica.
\\ profissional voluntária

Ma. Deyse Carla Souza Santos Andrade
Psicóloga Clínica
Psicóloga formada pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), é Mestra em Cultura e Sociedades (PÓSCULT/UFBA), com pesquisa sobre a produção de discursos no artivismo de mulheres a partir da intersecção de raça, gênero e sexualidade; especialista em Psicoterapia Cognitivo-Comportamental (Grupo Cognitivo) e em Gênero e Sexualidade na Educação (UFBA). Integrante do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Culturas, Gêneros e Sexualidades (NuCuS). Atua na psicologia clínica, a partir da Terapia Cognitivo-Comportamental.
Contribui com o projeto a partir da disponibilidade para a escuta clínica das participantes.

contato:
\\ apoio financeiro e técnico-científico
Esta pesquisa foi aprovada no 4º Edital Acadêmico de Pesquisa - Envelhecer com Futuro e recebe o apoio financeiro e técnico-científico do Itaú Viver Mais e do Portal do Envelhecimento e Longeviver.
Itaú Viver Mais
Associação sem fins lucrativos dedicada a promover os direitos e a qualidade de vida da população com mais de 50 anos. Por meio de iniciativas que envolvem o poder público, a sociedade civil e a iniciativa privada, a fundação atua na ampliação do acesso a direitos e na construção de políticas públicas voltadas ao envelhecimento digno e ativo.
Portal do Envelhecimento e Longeviver
Plataforma independente de divulgação científica e educativa voltada à temática do envelhecimento humano. Dedica-se à produção, curadoria e disseminação de conteúdos acadêmicos, jornalísticos e culturais que contribuem para a valorização da longevidade e para a promoção de uma cultura do envelhecer pautada pela justiça social e equidade.


Se você é uma mulher 60+ que se relaciona com outras mulheres:






